Com as novas ferramentas de tecnologia, o modo de comunicar nas empresas mudou. Há novos desafios, sendo que os principais envolvem engajar e integrar os colaboradores. É aí que entra a gamificação na Comunicação Interna, um recurso cada vez mais utilizado por empresas para aumentar o engajamento de forma leve e intuitiva.
Porém, quando se fala em gamificação, logo vem à mente nomes como Google, Apple e Meta, e existe ainda o pensamento de que é “coisa de empresa grande, que pode pagar por esse tipo recurso”. No entanto, gamificar não precisa ser algo complicado. Às vezes um simples jogo pode mudar toda a dinâmica do aprendizado e participação dos colaboradores.
O que os dados dizem?
Se você… enfrenta problemas como baixa adesão nas ações de comunicação, dificuldade para mensurar o impacto das campanhas e falta de conhecimento dos valores e ações da companhia, a gamificação pode ajudar a mudar esse cenário para melhor.
Quando um jogo é desafiador, criamos estratégias e colaboramos com outros jogadores para vencê-lo, fortalecendo a união e o entrosamento do time, nos conectando em um só propósito por meio de competições saudáveis e divertidas. Então, ao gamificar, utilizamos esses princípios, junto de elementos de jogos, em outros contextos como treinamentos, ações de datas comemorativas e dinâmicas de trabalho.
Como forma de avaliar isso, uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group descobriu que empresas que utilizam a gamificação na Comunicação Interna têm uma taxa de engajamento dos colaboradores 48% maior em comparação com as que não a utilizam.
Além disso, o estudo “Gamificação no Trabalho“, da Talent LMS, empresa de softwares de gestão do aprendizado, revelou que 87% dos colaboradores se sentem mais engajados quando a gamificação é aplicada: 89% deles acreditam que seriam mais produtivos se as atividades de trabalho fossem mais gamificadas.
Já o levantamento da Pesquisa Game Brasil (PGB), realizado em 2022, mostrou que 74,5% dos brasileiros jogam regularmente. Ou seja, 3 em cada 4 brasileiros jogam em alguma plataforma e estão familiarizados com essa dinâmica, o que mostra que implementar a gamificação na Comunicação Interna pode ser algo simples e bem-vindo.
Dados da pesquisa também revelam que:
- As mulheres são maioria no público gamer (51%);
- Pessoas de 20 a 29 anos somam cerca de 40% dos gamers;
- 49,4% dos gamers brasileiros são negros (pardos e pretos) e 46,6% se identificam como brancos;
- Elas (60,4%) preferem jogar no celular, enquanto eles (60%) preferem o console ou computador;
- Para 76,5%, os jogos são a principal forma de entretenimento, um aumento de 8.5% em relação ao ano anterior.
Créditos: Pesquisa Game Brasil
Como usar a gamificação na Comunicação Interna?
Desafios
Eles podem envolver a criação de jogos ou atividades que incentivem os colaboradores a trabalharem juntos para atingir objetivos comuns. Assim, os participantes podem acumular pontos, conquistar níveis ou receber recompensas simbólicas à medida que avançam no conhecimento ou metas acumuladas.
Plataformas de aprendizado
Apps, sites e outras plataformas com elementos gamificados ajudam a capacitar de maneira imersiva. Portanto, quando tiramos o ar de “estudo” de um assunto, tornamos o aprendizado mais dinâmico. Seja com quizzes, questionários ou simuladores interativos, avançar em novas etapas torna-se uma forma divertida e engajadora de adquirir conhecimento.
Reconhecer e recompensar
Que tal implementar um sistema de pontos em que os colaboradores ganham ao realizar tarefas específicas ou alcançar marcos importantes? Desse modo, as primeiras posições podem trocá-los por prêmios, brindes, dias de folga ou até mesmo oportunidades de desenvolvimento profissional.
Storytelling
Utilize elementos de gamificação na Comunicação Interna para contar histórias e transmitir informações importantes aos colaboradores. Por exemplo, podem ser criadas narrativas em que os funcionários possam tomar decisões e ver as consequências dessas escolhas, treinando e preparando-se para situações da vida real.
Plataformas de Gamificação na Comunicação Interna
Quem disse que comunicar deve ser feito apenas por texto? Integrar elementos de gamificação em plataformas como intranets ou apps da Companhia com recursos como missões, desafios de equipe, rankings de desempenho, placares de líderes e badges (emblemas) virtuais para reconhecer conquistas individuais e coletivas torna as trocas no dia a dia muito mais leves e engajadoras.
Em conclusão, tudo isso mostra que a gamificação na Comunicação Interna pode ter um impacto positivo no engajamento dos colaboradores, aumentando sua motivação, produtividade e satisfação no trabalho. No entanto, é importante adaptar as estratégias de gamificação para atender às necessidades e características específicas da organização e de seus colaboradores.
Diante dessas informações, o que está faltando para você gamificar sua comunicação? Saia do tutorial e comece a planejar agora. É hora de passar para a próxima fase!