Das métricas ao resultado: como transformar insights em ações que geram conexão?

Das métricas ao resultado: como transformar insights em ações que geram conexão?

Com a utilização da internet como um meio de se aproximar das pessoas e estudar o comportamento delas, é comum ouvirmos termos como: métricas, dados, insights e etc.

Essas medições exercem um grande papel nas estratégias de comunicação, pois, por meio delas é possível saber o que o seu público mais gosta ou consome, suas preferências e produzir conteúdos que gerem identificação. 

A mesma situação se encaixa dentro de uma Companhia. Como saber o que os colaboradores estão consumindo, sobre o que falam, com o que se importam? E, mais importante, como saber se o seu conteúdo está realmente impactando e gerando resultados para o seu trabalhador? Mensurando e coletando informações.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre as maneiras de transformar dados em ações eficazes dentro das organizações. Continue lendo!    

Sua mensagem chega ao seu colaborador?

Antes de qualquer coisa, você deve entender o caminho e os canais da mensagem que se quer passar ao colaborador e se, de fato, ela está alcançando quem precisa.

É por esse motivo que traçar estratégias para a Comunicação Interna da sua empresa é de extrema importância. Por meio do planejamento será possível definir o público-alvo, a segmentação do conteúdo, o formato e o canal, a fim de que todos tenham acesso à informação.

A Comunicação Interna é algo cíclico, que segue um trajeto mais ou menos assim:

Quatro losangos ligados por setas, representando o Ciclo da Comunicação Interna, composto pelas fases: Planejar → Produzir → Colocar em ação → Analisar os resultados → Planejar

Portanto, após as definições iniciais, a produção do material e a distribuição, é necessário que se mensure o efeito causado por aquela ação. E, caso os resultados não alcancem a meta, é fundamental que o material seja estudado e reestruturado, para só depois ser colocado novamente em circulação.

O que mensurar e quais métricas utilizar?

Vale a pena ressaltar que nem toda comunicação será metrificada. Não faz sentido estudar os resultados das mensagens de aniversário enviadas, a menos que isso seja um objetivo e tenha um motivo específico para a sua Companhia. 

É importante medir aquelas ações que pretendem educar e causar uma mudança no comportamento dos colaboradores. Por exemplo, campanhas de: 

  • Segurança: com objetivo de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho;
  • Meio ambiente e gestão de resíduos: para conscientizar e gerar uma transformação na mentalidade de consumo e descarte de resíduos do colaborador;
  • Valores da organização: prezam por alinhar e habilitar os trabalhadores para agirem conforme a conduta da empresa;
  • Ouvidoria: analisam os problemas relatados por colaboradores e movimentam os setores responsáveis para que melhorias sejam realizadas.              

Definição de indicadores

Para realizar essas medições é necessário a definição de indicadores de desempenho da Comunicação Interna. Eles são ferramentas utilizadas para mensurar e, consequentemente, aumentar a assertividade das decisões e campanhas, de acordo com o perfil da empresa.

A verdade é que não existe uma lista padrão de indicadores. Cada organização tem realidades, metas, funções e objetivos diferentes. Desse modo, cada uma fica responsável por definir o critério avaliativo que lhe cabe. 

Alguns possíveis indicadores, são: 

  • eNPS (employee net promoter score): foi derivado do NPS e desenvolvido para medir o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho; 
  • Pesquisa de satisfação: mede o quanto o trabalhador está contente e realizado com o trabalho que exerce e com a empresa de forma geral;
  • Mensuração de alcance e engajamento: número de visualizações das comunicações, interações, taxa de cliques, tempo de permanência no canal, quantidade de compartilhamentos, cliques em CTAs, feedbacks, entre outros. 

 

Com a devida avaliação das métricas, é possível constatar as campanhas e ações que deram certo, ou que obtiveram um bom resultado, tanto de satisfação quanto de engajamento por parte dos colaboradores. E, também, aquelas que não se saíram tão bem assim.

A partir desse ponto, fica mais fácil traçar planos assertivos, campanhas que conversem melhor com o público interno e que gerem conexão.

Métricas que importam: humanas!

Muito além dos números, é essencial que a Comunicação Interna seja capaz de mensurar a satisfação dos colaboradores da Companhia.

É aquela regrinha básica: quanto mais felizes as pessoas estão, maior é a produtividade e o bem-estar, e mais agradável se torna o clima organizacional e o relacionamento entre colegas. 

Portanto, a Comunicação Interna deve se atentar a como o trabalhador interage com as ações e campanhas promovidas. Além disso, deve notar como recebem as comunicações e se as mensagens são do interesse dos colaboradores. 

Escutar também faz parte do processo de comunicar! 

Dessa forma, converse com as pessoas da sua empresa, ouça o que elas têm a dizer e tome o cuidado de colocar em pauta assuntos pertinentes, dúvidas que possam surgir e informações sobre as quais elas querem entender um pouco mais. 

Atitudes como essas aproximam a companhia dos colaboradores, geram engajamento e contribuem para a construção de um ambiente corporativo mais acolhedor, produtivo e fluido.

Utilize as métricas a seu favor, chame a Mar Comunica e impulsione a Comunicação Interna da sua organização.

Agora que já mostramos como esse conceito se tornou importante, vamos ajudá-lo a traçar um plano para que ele seja colocado em ação. Para isso, separamos algumas dicas de como implementar essa estratégia e criar um ambiente de trabalho agradável para todos. 

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