Se você acompanha pautas do mundo corporativo, já deve ter percebido que, desde 2020, o tema da saúde mental, pauta que costumava ser sazonal, passou a destacar-se no planejamento das empresas. É aí que entra a cultura de apoio.
Líderes passaram a reconhecer ainda mais a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e do bem-estar psicológico como um fator crítico para o sucesso organizacional.
Com isso, houve um crescente investimento em programas corporativos, apps e pacotes de benefícios voltados para a satisfação do colaborador, assim como o incentivo ao autocuidado dentro e fora do ambiente organizacional. Quer saber mais? Continue a ler neste artigo!
Por que cultura de apoio?
Desde a Revolução Industrial, o ambiente de trabalho sempre vem sendo associado a altos níveis de estresse, longas jornadas e pressões intensas. No entanto, as consequências negativas desse paradigma tornaram-se mais evidentes com as mudanças no modo de trabalho impostas aos profissionais e empregadores com o advento da pandemia de coronavírus.
Diante desse cenário, fatores já conhecidos, como a influência da saúde mental precária dos colaboradores no absenteísmo, queda na produtividade, aumento da rotatividade e até mesmo problemas de saúde física, passaram a ser discutidos de forma mais ampla pela sociedade.
Do mesmo modo, aumentou o número de organizações que ao valorizar efetivamente a saúde mental, viram suas equipes mais engajadas, criativas e resilientes, o que resultou em um desempenho aprimorado e na retenção de talentos.
Nesse contexto, a chamada cultura de apoio, emerge como uma abordagem essencial para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, tornando-se não apenas um elemento relacionado à humanização das empresas, como também uma estratégia de employer branding e employee experience.
Como incentivar a cultura de apoio na organização?
A criação de uma cultura de apoio requer uma abordagem inclusiva e multifacetada. Por isso, destacamos aqui algumas estratégias que podem ajudar você a implementar e priorizar a saúde mental em seu ambiente corporativo:
Conscientização e educação
Sensibilizar os funcionários e a liderança sobre a importância da saúde mental é fundamental. Para isso, workshops, seminários e campanhas de conscientização podem ser promovidos a fim de ajudar a reduzir o estigma associado à neurodiversidade, transtornos mentais e a criar um ambiente aberto para discussões e acolhimento.
Flexibilidade
Segundo o Instituto DataFolha, 52% dos brasileiros preferem trabalho remoto ou híbrido. A partir disso, que tal oferecer opções de horário flexível, trabalho remoto e outras medidas que permitam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Políticas de licença e descanso
Garantir que os colaboradores tenham acesso a licenças remuneradas para cuidar de sua saúde mental ou para lidar com situações pessoais difíceis é crucial. Além disso, facilitar sua participação na vivência familiar e a equidade de gêneros por meio de licenças paternidade maiores, por exemplo, demonstra o compromisso da empresa com seu bem-estar.
Acesso a recursos de saúde mental
Sua organização conta com serviços de aconselhamento e programas internos, tem parcerias com terapeutas e outras formas de suporte? Ao fazer essa ponte, é possível ajudar funcionários que talvez precisem de ajuda mas não sabem por onde começar.
Promoção de um ambiente empático
Fomentar uma cultura de respeito, empatia e apoio mútuo entre os colegas ajuda a criar um ambiente onde os funcionários se sintam à vontade para expressar suas dificuldades e buscar ajuda quando necessário.
Liderança exemplar
Os líderes desempenham um papel crucial na criação de uma cultura de apoio. Quando os líderes mostram abertura para discutir sua própria saúde mental e priorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, isso inspira outros a fazerem o mesmo.
Avaliação e melhoria contínua
Periodicamente, a empresa deve avaliar a eficácia de suas iniciativas de saúde mental e fazer ajustes conforme necessário com base no feedback dos colaboradores.
Qual o papel da Comunicação Interna na cultura de apoio?
A CI desempenha um papel fundamental na promoção e manutenção de uma cultura de apoio que prioriza a saúde mental no ambiente corporativo. Ela atua como uma ponte entre a liderança, os colaboradores e as políticas da empresa, garantindo que todos estejam alinhados. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a Comunicação Interna desempenha um papel crucial nesse processo:
Divulgação de informações
A Comunicação Interna é responsável por disseminar informações sobre iniciativas, programas e recursos relacionados à saúde mental para os colaboradores.
Feedback e diálogo aberto
A CI cria canais de feedback que permitem aos colaboradores expressar suas preocupações, sugestões e necessidades relacionadas à saúde mental. Desse modo, promove um diálogo aberto e ajuda a empresa a ajustar suas iniciativas de acordo com as necessidades reais dos funcionários.
Comunicação transparente
Desempenha um papel fundamental em transmitir a visão, missão e valores da empresa, incluindo seu compromisso com a saúde mental dos colaboradores. Dessa forma, cria um ambiente de confiança e transparência, no qual os funcionários se sentem valorizados e apoiados.
A mudança em direção a essa cultura não é apenas uma responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para garantir o sucesso a médio e longo prazo.
Agora, mais do que nunca, cuidar da saúde mental dos profissionais deve ser prioridade nas empresas. Afinal, quem faz uma companhia são as pessoas que se dedicam e trabalham todo dia por ela.
Juntos, podemos construir ambientes mais humanizados e compreensivos ao valorizar, apoiar e capacitar colaboradores para cuidar de sua saúde mental!