A presença digital é valiosa para impulsionar a Comunicação Interna, ajudando a fortalecer os laços entre colaboradores, organização e a cultura organizacional.
Neste artigo, vamos explorar a sinergia entre ambas e como essa parceria é um ingrediente fundamental para o sucesso organizacional duradouro.
A presença digital
Primeiro, precisamos entender o que de fato é presença digital. Ela refere-se à visibilidade e atuação – seja de uma pessoa, empresa ou organização – no ambiente on-line, em diversos canais e plataformas, como sites, redes sociais, blogs e outros.
É muito mais do que colocar o nome do negócio no Google ou criar um perfil nas redes com atualizações esporádicas. Ser presente digitalmente engloba a capacidade de uma organização de utilizar efetivamente suas plataformas para comunicar, compartilhar informações e fortalecer os laços com seu público.
Em uma realidade na qual é comum primeiro pesquisar sobre algo ou alguém nas redes antes de visitar uma loja, por exemplo, a ausência de atuação no meio digital não apenas limita a visibilidade das marcas, mas diminui a confiança, que é indispensável na construção de uma comunicação sólida.
Como criar uma presença digital relevante?
A presença digital influencia a percepção do público, a comunicação efetiva e, em muitos casos, o sucesso nos negócios. Ter uma atuação bem planejada significa maior alcance e credibilidade tanto com o público externo quanto o interno. Isso pode envolver a criação de conteúdo relevante, a participação ativa em redes sociais, a otimização de sites de busca, entre outras estratégias.
Ao integrar estrategicamente a presença digital na Comunicação Interna, as organizações podem promover um ambiente de trabalho mais conectado, transparente e participativo, fortalecendo o vínculo entre a liderança e os membros da equipe e contribuindo para uma cultura organizacional mais dinâmica e adaptável.
Estratégias para fortalecer a presença digital na Comunicação Interna
Algumas estratégias e abordagens podem ser adotadas para criar uma presença digital mais alinhada com a Comunicação Interna e o Endomarketing, que reflete os valores e atuação da organização com transparência:
Crie grupos virtuais
Utilize plataformas como o Slack ou o Microsoft Teams para criar grupos de projetos ou equipes, facilitando a comunicação direta entre membros.
Incentive a participação
Estimule a interatividade por meio de enquetes, fóruns de discussão e outras ferramentas interativas. Esse tipo de espaço não apenas aumenta o engajamento espontâneo com assuntos relevantes do dia a dia e mudanças na organização, como também permite a construção de relacionamentos valiosos, além de promover o sentimento de pertencimento.
Desenvolva conteúdo de qualidade
Crie conteúdo relevante e valioso para o seu público interno. Isso pode incluir blogs, artigos, vídeos, infográficos e outros formatos que gerem identificação e facilitem o acompanhamento e o engajamento.
Aplique técnicas de SEO
Quando pensamos em redes internas, SEO é algo que não costuma vir à mente. Porém, aplicar estratégias de SEO aos materiais ajuda a melhorar os resultados de buscas por temas e campanhas na rede interna da Companhia, por exemplo.
Por isso, ao criar, otimize seu conteúdo para esses motores de busca. Isso inclui o uso estratégico de palavras-chave relevantes, a criação de títulos atraentes e a produção de conteúdo que responda às perguntas e necessidades da sua audiência.
Participe ativamente
Planeje sua comunicação para que os conteúdos sejam liberados regularmente, faça o setor interagir e participar de conversas. Uma opção que proporciona autonomia na interação entre colaboradores e a possibilidade de comunicar temas e realizar pesquisas, são os fóruns e comunidades.
Marketing de conteúdo
Além de criar conteúdo, promova-o efetivamente. Utilize estratégias como e-mail marketing, newsletters e promoção em redes sociais, para ampliar o alcance do seu conteúdo para colaboradores de diversas áreas.
Influenciadores
Estabeleça parcerias com líderes ou influenciadores internos para levar a mensagem e os objetivos de comunicação aos empregados. Ter colaborações de pessoas-chave, ativas, alinhadas ao propósito da Companhia, pode aumentar o engajamento e trazer mais relevância para a presença digital.
Webinars e eventos
Realize webinars, palestras ou eventos on-line para compartilhar conhecimento, promover treinamentos, agregar valor e interagir diretamente com o público interno, dando a ele a oportunidade de ouvir e ser ouvido.
Identidade visual
Fuja dos modelos prontos! Adote designs personalizados para todos os formatos em que comunicar seu conteúdo. Imagens, gráficos e layouts padronizados criam um senso de unidade e ajudam os colaboradores a identificar campanhas e temas com mais facilidade, contribuindo para uma experiência on-line positiva.
Monitoramento de métricas
Utilize ferramentas analíticas para monitorar o desempenho da sua presença digital entre os colaboradores. Analise métricas como tráfego, engajamento nas redes sociais corporativas e taxa de conversão para entender o que está funcionando, quais os temas e formatos de comunicação mais relevantes, para assim ajustar sua estratégia.
Feedback e diálogo
Acolha o feedback do público interno e responda ativamente aos comentários e mensagens. O diálogo direto constrói uma conexão mais forte e autêntica.
Branding interno e presença digital
O branding interno está intrinsecamente ligado à presença digital de uma organização. A forma como uma empresa se apresenta e gerencia sua identidade digitalmente tem implicações diretas na percepção e engajamento dos funcionários.
A presença deve refletir e reforçar os valores fundamentais da marca. Isso é vital para garantir que os profissionais se identifiquem com os valores, a missão e visão da organização, que devem ser incorporados no dia a dia, refletindo a identidade da marca.
Após definir como transmitir a mensagem aos colaboradores, é preciso engajar todos com a sua comunicação. O branding interno começa pela definição e promoção da cultura organizacional.
Isso envolve a transmissão consistente de mensagens sobre a marca, seus princípios e conquistas, seja por materiais de comunicação ou ações de endomarketing. As plataformas digitais podem desempenhar um papel significativo nesse processo.
Colaboradores engajados são embaixadores naturais da marca, aumentando a autoridade e admiração por ela. Assim, vemos que trabalhar o branding interno não apenas fortalece a coesão dentro da empresa, mas também cria uma base de colaboradores alinhados, que contribuem para os objetivos da companhia.
A personalidade de marca
A personalidade de marca refere-se a forma como sua empresa vai se comunicar, sua linguagem e outras características distintivas que uma marca assume para se conectar com seu público.
Definir a personalidade de marca é crucial para estabelecer uma conexão mais profunda com os clientes e colaboradores e construir uma imagem consistente e memorável.
Assim, a definição clara da personalidade facilita a consistência na comunicação. Todas as interações precisam refletir de forma coesa a personalidade da marca, fortalecendo sua identidade para os colaboradores.
Na Mar Comunica, adotamos uma linguagem que incorpora nossos valores e reflete o domínio da nossa especialidade, mas sem perder a leveza.
Nossa identidade visual – jovial, amigável e aberta ao novo – também é uma forma de nos posicionar e manter a coesão ao utilizá-la integralmente em materiais e treinamentos, por exemplo.
Ao adotar estratégias eficazes, como o uso inteligente dos meios digitais e a aplicação de uma identidade, personalidade e linguagem característica, organizações podem aumentar o engajamento e criar um ambiente dinâmico e inspirador para seus públicos internos.
Desse modo, lançamos aqui uma reflexão: sua marca e organização já pensaram em estratégias de posicionamento e estruturaram a forma com que irão se comunicar? Se não, que características você gostaria de transmitir para se conectar com seu público?
Pensando em estruturar a presença digital da sua empresa, bem como a Comunicação Interna e o Endomarketing? Entre em contato com nossas especialistas!