Comunicação Interna e Cultura Organizacional: como elas se relacionam?

Comunicação Interna e Cultura Organizacional: como elas se relacionam?

O termo Cultura Organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças, diretrizes, práticas e atributos que definem a identidade de uma organização. Em outras palavras, poderíamos dizer que funciona como sua personalidade, um agrupamento de características que definirão a maneira como é vista e se relaciona com seus stakeholders – colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, comunidade – e o ambiente em que está inserida.

Ela deve não apenas ser definida, mas vivenciada e moldada ao longo do tempo. Dessa forma, evolui ao ser influenciada pela história da organização, suas experiências, liderança, estratégias, políticas, tecnologia e interações diárias. 

É a partir dela que os membros da empresa serão orientados sobre sua conduta, como tomar decisões enquanto seus representantes, interagir e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da organização. Sua relevância é notável também no clima organizacional e na atração, retenção e motivação de talentos

Uma cultura forte e positiva pode promover a cooperação, a inovação, a agilidade, o aprendizado contínuo e a satisfação dos empregados, enquanto uma cultura negativa pode gerar desmotivação, desalinhamento e impactar negativamente o desempenho.

 

E onde entra a Comunicação Interna? 

Entendemos que a cultura organizacional é a alma da empresa e serve como guia para as ações diárias e seus valores. Isso a torna um elemento crucial para o sucesso das organizações, que para acontecer, necessita comunicar com uma mensagem que se alinha à cultura organizacional. 

Nesse cenário, a Comunicação Interna será o setor encarregado de construir alicerces sólidos para que as informações compartilhadas estejam alinhadas com os objetivos e a visão da empresa e o engajamento com a cultura, criando experiências positivas para o colaborador

Assim, é fundamental reforçar essa sintonia de forma contínua para garantir a coesão e alinhamento de todos os envolvidos e promover uma comunicação que caminhe de mãos dadas com a cultura. Isso traz diversos benefícios, como:

 

Estímulo à inovação

Ao criar um ambiente propício à expressão livre de sugestões e soluções, os empregados sentem-se acolhidos, pois percebem como suas contribuições são valorizadas e incentivadas. 

Um exemplo prático é a implementação de programas de inovação interna que promovem desafios, hackathons ou espaços de brainstorming. Neles, todos podem apresentar suas ideias e colaborar para a evolução da empresa. 

 

Aumento da cooperação

Os valores e princípios são assimilados no dia a dia quando são percebidos como fundamentos para o trabalho. Portanto, assume-se um caráter de conquista coletiva, visto que o êxito da organização depende de todos. 

Uma forma de incentivar isso é a implementação de plataformas colaborativas on-line. Nelas, equipes de diferentes áreas podem compartilhar conhecimentos, cooperar em projetos e encontrar soluções de forma conjunta.

 

Fortalecimento da identidade

Transmitir consistentemente os princípios que norteiam a organização ajuda a criar um senso de pertencimento e alinhamento entre os funcionários. Desse modo, eles passam a se reconhecer nesses conceitos e buscar aplicá-los em suas ações diárias. 

Desse modo, é preciso incorporá-los nos discursos e realizar eventos e dinâmicas que reforcem a identidade organizacional, assim como a celebração de marcos importantes.

 

Visão 360º 

Colaboradores que compreendem e vivenciam a cultura organizacional costumam ter uma visão a longo prazo e buscam contribuir para a expansão sustentável da organização. Então, como estimular essas pessoas e prepará-las ainda mais para enxergar e atuar para o cumprimento de metas?

Nesse caso, promover iniciativas como programas de mentoria, treinamentos e oportunidades de desenvolvimento de habilidades necessárias dentro da empresa, são formas eficazes de fortalecer e promover esse alinhamento. 

 

Engajamento e encantamento

Quando as pessoas se identificam com a cultura e veem que suas ações contribuem para resultados e conquistas, se tornam mais motivadas e envolvidas em suas atividades. Essa conexão resulta em um maior encantamento com o ambiente de trabalho e a empresa como um todo, além de aumento da produtividade. 

Desse modo, engajar pelo exemplo e o compartilhamento de histórias de sucesso de pessoas, que personificam os valores da cultura organizacional, é um ótimo caminho para inspirar os demais.

 

Ou seja… 

A área de Comunicação Interna é a que transmite e reforça a cultura. A sinergia entre ambas é a base para ambientes de trabalho prósperos e bem-sucedidos. A partir disso, queremos promover algumas reflexões:

  • Onde você trabalha, há um setor ou profissional de CI?
  • A comunicação representa e ouve seus colaboradores?
  • Eles sentem-se conectados e engajados com os valores da empresa?

 

Para compreender a cultura de uma organização, é necessário observar suas práticas e políticas, a forma como são engajados, o que pensam os colaboradores e como a Comunicação Interna lida com as constantes mudanças do mundo corporativo, como por exemplo as novas formas de trabalho.

A análise desses elementos ajuda a decifrar os princípios subjacentes e a mentalidade predominante na empresa, essenciais para uma gestão eficaz e alinhamento estratégico.  Se isso ainda não é uma realidade na sua organização, que tal começar a agora a investir na sua? Entre em contato conosco e marque uma conversa. A Mar Comunica com você!

 

Quer mergulhar no assunto?

Indicamos o livro “Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa“, de Ben Horowitz, especialista em gestão e campeão de vendas pelo ranking literário do New York Times, que traz conselhos práticos para criar uma cultura forte e consciente.

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