Employee Experience: por que investir nessa estratégia?

Employee Experience: por que investir nessa estratégia?

Se você está há algum tempo no universo da Comunicação Interna, ou trabalha com RH, Employer Branding, entre outros temas, já ouviu falar em “Employee Experience”. 

Porém, para quem ainda não sabe o que o termo significa, reflita sobre o seguinte: em seu emprego, você está satisfeito com os processos? Tem abertura para conversar sobre o que lhe incomoda e, ao fazê-lo, é bem acolhido? Além disso, a empresa atendeu às suas expectativas desde a entrevista até o momento atual? 

Quando levamos em consideração os fatores que englobam a vivência dos colaboradores dentro de uma organização, isso é chamado de Employee Experience (EX) ou, em tradução livre, experiência do colaborador.

Quer saber porque esse assunto é importante e entender o motivo pelo qual uma companhia deve investir na satisfação do seu próprio funcionário? Continue lendo este artigo!

Como surgiu e qual a importância do conceito de Employee Experience?

Vivemos em um mundo capitalista e precisamos trabalhar, assim como, cumprir metas alinhadas aos objetivos da empresa. No entanto, para muitos, fica a pergunta: seria possível tornar esse processo mais agradável e engajar pessoas, fazendo com que sintam mais satisfação no dia a dia?

Conforme as relações de trabalho se transformaram, surgiram questionamentos sobre como construir ambientes em que os colaboradores se sintam acolhidos, e vejam o trabalho não apenas como uma oportunidade de crescer e fazer a diferença. 

Em 2018, o termo Employee Experience ganhou força com base em análises extraídas de estudos sobre o Customer Experience, ou experiência do cliente. Especialistas em gestão de pessoas perceberam que para causar um impacto positivo nos clientes é preciso proporcionar experiências positivas para o próprio funcionário.

A partir disso, cada vez mais empresas passaram a desenvolver a jornada do colaborador, pensando na maneira que ele percebe o ambiente e como se compromete em sua interação com ele. 

Com dados reais de caminhos já percorridos por outros profissionais, o RH consegue idealizar e traçar planos antes mesmo da divulgação da abertura de vagas em sua empresa e melhorar a retenção de talentos.

Employee Experience x Employer Branding

Apesar dos termos serem parecidos, ainda mais para quem não trabalha diretamente com essas frentes, os dois possuem conceitos distintos, mas, de certa forma, interligados. Employer Branding (EB), ou Marca Empregadora, significa a reputação que uma empresa tem no mercado. Ou seja, se é um bom lugar para trabalhar e construir uma carreira, ou não. 

O EB é o posicionamento de negócio de uma forma geral, enquanto o Employee Experience (EX) é um conjunto de ações voltadas para o bem-estar e satisfação do colaborador. Os dois estão interligados pelo fato de que, se uma empresa tem funcionários com ótimas experiências e que gostam do que fazem, eles tornam-se promotores da organização.

Vantagens do Employee Experience

Investir na experiência do colaborador pode trazer inúmeras vantagens. Confira a seguir alguns dos principais benefícios.

Promove melhorias no clima organizacional 

Ao implementar ações para o bem-estar de cada pessoa na empresa, é possível observar mudanças individuais e coletivas. Ou seja, se os colaboradores estão satisfeitos, os relacionamentos tendem a ficar mais leves e, consequentemente, resultam em um clima organizacional mais agradável. 

Vale ressaltar que somente as medidas relacionadas ao Employee Experience não tornarão tudo perfeito, mas podem impulsionar a transparência, as relações interpessoais e o convívio na organização.       

Possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação

Ambientes mais positivos possibilitam mais fluidez de pensamento e espaço para exercer a criatividade e buscar soluções inovadoras para problemas que possam surgir. Profissionais felizes são mais propensos a melhorar a qualidade das entregas e serem mais produtivos. Isso se dá, pois o ambiente em que ele está inserido oferece suporte para que ele seja mais ativo e participante do cotidiano da companhia.

Colabora para o bem-estar do trabalhador 

Ao idealizar a jornada do colaborador, profissionais gestão de pessoas devem desenvolver, ou incorporar, programas voltados para o cuidado com o emocional e pacotes de benefícios que englobem a saúde física e psíquica.           

Atrai e retém de talentos

Segundo a 23ª edição do Índice de Confiança Robert Half, atrair, reter e motivar talentos estão entre os principais desafios para a gestão das organizações. Ainda, 75% dos recrutadores afirmam que, atualmente, encontrar profissionais qualificados é uma tarefa complicada. 

Por esse motivo, é fundamental que uma companhia observe a maneira como seus colaboradores lidam com as relações cotidianas. Além disso, a análise do Employee Experience permite buscar formas de atrair, fazer com que os talentos permaneçam e se vejam satisfeitos com o trabalho exercido.           

Fortalece a marca empregadora

O Employee Experience, em conjunto com o Employer Branding, pode auxiliar no fortalecimento da reputação da empresa perante o mercado. O motivo para isso acontecer é simples: colaboradores contentes divulgam a companhia e cada vez mais profissionais ficam interessados em fazer parte daquele espaço.

Melhora o engajamento  

Muitas companhias já passaram, ou passam, por momentos de falta de engajamento por parte do trabalhador. E mesmo tentando envolvê-los, os esforços não apresentam os retornos desejados. 

É preciso entender que prezar somente pelo engajamento em momentos específicos não gera resultados. É necessário realizar ações constantes, mostrar preocupação genuína com as pessoas e priorizar a jornada como um todo ao: 

  • Promover campanhas essenciais ao longo do ano, que podem ser realizadas em conjunto com a comunicação interna
  • Flexibilizar horários e modos de trabalho, caso seja possível dentro do contexto da organização; 
  • Ouvir o colaborador e agir em causas que realmente importam para ele;
  • Acompanhar o desempenho;
  • Realizar pesquisas de satisfação.  

 

O engajamento é construído por meio de atitudes implementadas no dia a dia. Nesses momentos, a representatividade é muito importante, pois as pessoas tendem a se envolver mais com assuntos que  são importantes para elas.   

Como implementar a estratégia de Employee Experience?

Agora que já mostramos como esse conceito se tornou importante, vamos ajudá-lo a traçar um plano para que ele seja colocado em ação. Para isso, separamos algumas dicas de como implementar essa estratégia e criar um ambiente de trabalho agradável para todos. 

Elabore a jornada do colaborador

Ao pensar em Employee Experience, é impossível dissociá-lo do mapeamento do ciclo do profissional. Ele vai desde a divulgação da vaga, passa pela rotina, detalhamento da função, relações interpessoais com colegas e líderes, até o momento do desligamento. Com esses dados coletados, é possível identificar possíveis falhas no processo e pontos que podem ser melhorados para futuros profissionais, a fim de evitar a falta de engajamento e a rotatividade.

Desenvolva os profissionais   

Capacitar a mão de obra, além de trazer benefícios, possibilita que os colaboradores se tornem mais confiantes e exerçam as suas atividades de maneira autônoma, bem como, sintam-se empoderados na tomada de decisões.   

Igualmente importante é desenvolver líderes para que possam ser figuras inspiradoras, saibam ouvir e estabelecer um diálogo de igual para igual, além de direcionar o time para alcançar os resultados desejados.    

Além da capacitação pessoal, investir em treinamentos sobre a marca empregadora é essencial para reforçar as políticas, a cultura e os valores da empresa, bem como traçar metas e alinhar toda a equipe para que elas sejam atingidas.

Ouça, compreenda e promova ações    

Abra espaços para o diálogo sincero, nos quais o colaborador tem a oportunidade de se expressar, dar sugestões e esclarecer dúvidas. Isso pode transformar o ambiente de trabalho em um lugar acolhedor e inclusivo. 

Sempre que necessário, peça e dê feedbacks, promova campanhas de ouvidoria ou possibilite conversas e trocas entre gestores e colaboradores.

Além disso, as pesquisas de clima podem ser grandes aliadas para ter conhecimento do que se passa na organização, o que todos estão sentindo e suas opiniões.

Ofereça benefícios 

Atualmente, os benefícios se tornaram um dos maiores diferenciais competitivos para empresas. Eles são vistos como uma forma de valorização e maior qualidade de vida, dependendo dos itens que compõem o pacote da companhia. Ofereça benefícios para impulsionar o Employee Experience, proporcionar experiências positivas e aumentar a reputação da empresa no mercado!

 

Conclusão? O Employee Experience pode trazer incontáveis vantagens e ser um grande aliado para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, mas, claro, sempre prezando pelo cuidado com o profissional no ambiente corporativo.  

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