Endomarketing: o que é e como essa estratégia pode ser uma aliada da Comunicação Interna?

Endomarketing: o que é e como essa estratégia pode ser uma aliada da Comunicação Interna?

Muito se fala no marketing, aquele famoso conceito que tem como objetivo criar formas de entregar valor aos consumidores, bem como, de maneira geral, atender a necessidade do mercado. 

Entretanto, existe um outro termo, igualmente importante para as companhias, o Endomarketing. E é sobre ele que falaremos hoje. 

 

O que é Endomarketing?

Em geral, uma companhia é composta por diversos setores e muitos deles trabalham para levar produtos e/ou serviços ao público externo. Porém, há também as áreas que são encarregadas de se comunicar e se relacionar com o público interno, ou seja, os colaboradores. 

Podemos citar como exemplo a Comunicação Interna, o RH, o Employer Branding (ou Gestão da Marca Empregadora) e, a estratégia da qual nos propomos a falar nesse artigo, o Endomarketing.

Também conhecido como marketing interno, esse conceito engloba um conjunto de ações voltadas para o aprimoramento da imagem da empresa entre os colaboradores. 

O principal objetivo do Endomarketing é conectar a missão, o propósito e os valores da empresa à jornada do colaborador, para que tudo esteja devidamente alinhado e se movendo de maneira descomplicada. 

 

Por que o Endomarketing é importante?

Trabalhar campanhas de endomarketing pode gerar diversos benefícios para sua companhia, entre eles, podemos citar:

  • Maior motivação e engajamento por parte dos colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de turnover (ou índice de rotatividade);
  • Otimização do clima organizacional;
  • Alinhamento de equipes e qualificação;
  • Espaços para inovação;
  • Aprimoramento da qualidade operacional.

 

O marketing institucional promove campanhas com o intuito de transformar o comportamento, engajar e envolver todas as partes. Assim, é possível gerar um ambiente organizacional harmônico, produtivo, voltado para a busca de resultados e, consequentemente, colocar a companhia em um posicionamento cada vez melhor no mercado.

Colaboradores engajados, com senso de pertencimento, se sentindo devidamente reconhecidos e alinhados à visão estratégica da empresa são a chave para oferecer a melhor experiência ao público externo, ou seja, aos clientes.

 

Endomarketing vs. Comunicação Interna

Principalmente para quem não trabalha nessas áreas, ou está começando agora, os conceitos de Endomarketing e Comunicação Interna podem ser um pouco confusos. Isso se dá, pois são duas áreas muito importantes para o relacionamento interno e, uma hora ou outra, suas ações acabam se conectando.

Por isso, é importante ter em mente as seguintes definições:

 

Comunicação Interna 

A CI engloba ações voltadas para informar, dar o passo a passo quando necessário e promover educação. É ela que deve observar e estar sempre atenta a tudo aquilo que os colaboradores precisam saber dentro das organizações. 

Um exemplo de CI seria uma campanha de valores, que tem o objetivo de educar e, em geral, explicar: esses são os valores da nossa companhia e cada ponto significa isso ou aquilo. Ou, até mesmo, informar sobre um evento que está se aproximando ou da liberação de algum benefício.  

Além disso, é a Comunicação Interna que deve se preocupar em manter a coesão e a sinergia organizacional, ou seja, todos trabalhando alinhados em prol de um objetivo em específico, como, por exemplo, o desenvolvimento da companhia. 

 

Endomarketing

Já as ações de Endomarketing desenvolvem iniciativas voltadas para o engajamento e a mobilização dos colaboradores. Elas pretendem promover uma mudança de comportamento dentro da organização. 

Podemos citar, para exemplificar, uma campanha que fale sobre segurança. A ideia principal seria ressaltar o cuidado e mobilizar os trabalhadores para que ajam de forma mais segura, resultando em menos acidentes. 

Vale a pena destacar que o Endomarketing sozinho, ou apenas uma campanha solitária uma vez por ano, não vai construir um clima organizacional saudável, não vai reter talentos e nem engajar os colaboradores. 

Para isso, é preciso muita dedicação, planejamento, tempo e recursos, bem como, trabalho em conjunto com outras áreas que cuidam do relacionamento interno da empresa, como é o caso da Comunicação Interna.

 

O Endomarketing aliado à Comunicação Interna 

Em um mundo ideal, essas áreas deveriam atuar separadamente e exercer diferentes papéis nas organizações, mas é muito comum que a própria Comunicação Interna acabe fazendo o papel do Endomarketing também.

Por isso, é importante sempre pensar nas iniciativas e não na área em si, pois cada uma delas tem objetivos específicos que pretendem atingir.

Entretanto, existem momentos em que ambas podem conversar entre si e realizar ações em conjunto. Isso se dá, pois as duas, que muitas vezes têm metas distintas, em algum momento, podem ter objetivos em comum e precisam trabalhar juntas para alcançar resultados. E essa união de forças pode ser muito benéfica para a companhia.

É importante lembrar que, seja para a Comunicação Interna ou para o Endomarketing, é necessário um planejamento bem estruturado, que possibilite uma visão 360º da sua companhia, e que mapeie as principais necessidades e pontos de atenção do público interno.

A Mar Comunica é uma agência especializada nas práticas de relacionamento corporativo e auxilia companhias a construir ambientes organizacionais saudáveis e produtivos. Entre em contato e agende uma conversa!  

Compartilhe esta postagem

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Buscar no Site

Postagens Recentes

Categorias