Qual o papel da Comunicação Interna nas novas formas de trabalho?

Qual o papel da Comunicação Interna nas novas formas de trabalho?

Quando criança, como você imaginava o futuro do trabalho? Algo saído de Os Jetsons, desenho animado lançado na década de 1960, que previa um dia a dia altamente tecnológico? Diante de tantas novidades, geralmente focadas em estrutura, ferramentas e apps, você pode estar se perguntando qual o papel da comunicação interna nas novas formas de trabalho. 

 

                                   Os Jetsons, animação futurista lançada em 1962 nos EUA. 

Nos últimos anos, o modelo híbrido, o home office e outras formas de relacionamento organizacional – mais digitalizadas, tornaram-se mais comuns nas organizações. Porém, com elas, vieram novos desafios, inclusive para os profissionais de comunicação interna, que se veem diante de times com novos fusos e exigências, precisando adaptar a forma de alcançá-los, mesmo que não estejam presentes na Companhia. 

Com isso, repensamos vários aspectos do trabalho, mas costumamos esquecer de uma pergunta muito importante: como manter uma comunicação efetiva com todos? 

Remoto, híbrido, assíncrono… e agora?

Levantamentos feitos pela consultoria de recursos humanos Robert Half, apontaram que mais de 90% dos entrevistados, em busca de recolocação, escolhiam apenas vagas híbridas ou 100% remotas e 35% dos trabalhadores começaram a avaliar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, dispostos, inclusive, a mudar de trabalho para alcançar esse objetivo. Já dados da pesquisa do ADP Research Institute mostraram que 71% dos jovens com até 24 anos preferem mudar de emprego a voltar ao modelo presencial.

                            Meme da página Melted Videos satiriza quem busca o fim do home office.

Trabalho assíncrono, o que é isso?

Você já ouviu falar nesse termo? Essa é uma forma de trabalho, incorporada no modelo remoto, que defende que os colaboradores não necessitam estar no mesmo local ou trabalhar no mesmo horário para cumprir suas responsabilidades. Em vez disso, cada um completa as tarefas em seu próprio ritmo, estabelecendo seus horários e cumprindo metas dentro de um prazo acordado.

Gerenciado por meio de ferramentas de colaboração on-line e gerenciamento de projetos, ser assíncrono beneficia equipes localizadas em diferentes fusos horários, além de ser utilizado por empresas que desejam oferecer mais flexibilidade aos seus colaboradores, permitindo que eles trabalhem em seus próprios horários e locais de escolha. Porém, exige que a gestão confie em suas pessoas e saiba delegar atividades com precisão, assim como necessita comprometimento e foco do colaborador.

E a Comunicação Interna nas novas formas de trabalho, onde entra?

Em um cenário em que muitas empresas adotam modelos híbridos ou totalmente remotos, a Comunicação Interna deve garantir que a equipe esteja alinhada e, principalmente, engajada com os objetivos e valores da organização, mesmo que estejam trabalhando de locais diferentes ou em horários distintos. Veja algumas de suas principais atuações nas novas formas de trabalho:

Alinhar a equipe

Ela deve garantir que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos da empresa e ciente das mudanças na rotina e na cultura organizacional.

Manter o engajamento

O engajamento é essencial para o sucesso, independentemente da forma como se trabalha. A Comunicação Interna deve criar estratégias para manter a equipe engajada, motivada e conectada, mesmo que estejam trabalhando em locais diferentes.

Garantir a troca de informações

Ela deve garantir que a troca de fatos e conhecimento continue acontecendo. Isso pode ser feito através de ferramentas de comunicação interna, como chats, e-mails, videoconferências, entre outros.

Reforçar a cultura da empresa

Manter a cultura da empresa viva e ativa, é um desafio, mas é possível, mesmo que a equipe esteja trabalhando remotamente. Encontrar novas formas, envolventes, para reforçar os valores, missão e visão deve ser prioridade na comunicação interna e ações diárias dos colaboradores.

Proporcionar um canal de comunicação efetivo

É importante que os colaboradores possam se comunicar e tirar dúvidas sobre as novas formas de trabalho adotadas pela empresa. Isso pode ser feito através de um canal de comunicação interno, como um chat, um fórum ou uma intranet.

Casa de ferro, espeto de ferro

Aqui na Mar Comunica, executamos todas as nossas ações remotamente, com a equipe espalhada em diversas regiões do país. Duas vezes por semana, nossas estrelas se reúnem para definir o cronograma e alinhar a pauta para os próximos dias. São reuniões curtas, porém essenciais, que nos aproximam e ajudam a orientar os projetos.

     Legal, não é? Foi preciso um tempo de adaptação, mas conseguimos nos alinhar desse modo.

Em resumo, a Comunicação Interna desempenha um papel crucial nas novas formas de trabalho, garantindo que a equipe esteja alinhada, engajada e conectada, e que a cultura da empresa esteja presente no dia a dia dos colaboradores, independentemente do local em que estejam trabalhando.

E você, o que acha disso? 

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